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quinta-feira, 15 de março de 2018

Life is Strange: uma experiência de viagem no tempo exuberantemente impactante (Bilíngue)


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E aí, galerinha de cinéfilos. Aqui quem fala é o João Pedro! Vou fazer uma coisa diferente nessa postagem, não vou escrever nem sobre cinema, nem sobre TV, mas sobre um videogame que poderia facilmente encaixar nessas duas categorias. É uma experiência exuberantemente impactante, derivativa na quantidade certa, e simplesmente genial. Preparem-se para entrar no mundo emocionante e realista (mais ou menos... kkkkk) de Life is Strange.
(What's up, film buffs. João Pedro here! I'm gonna do something different in this post, I won't write about movies, or TV, but about a videogame that could easily fit in those two categories. It's an exuberantly impactful experience, derivative in the right amount, and simply genius. Get ready to enter the thrilling and realistic (sort of... hahahahaha) world of Life is Strange.)



Life is Strange é um jogo distribuído pela Square Enix e publicado pela Dontnod Entertainment que conta a história de Maxine Caulfield (Max para os íntimos), uma universitária de 18 anos que volta à sua cidade natal no estado de Oregon, para cursar na prestigiada Blackwell Academy. Em um fatídico dia, depois da aula, ela presencia um assassinato, e quando ela estica a mão para intervir, ela descobre que consegue voltar no tempo. Se unindo com sua melhor amiga de infância, Chloe Price, uma anarquista punk transformada pelo desaparecimento de sua amiga mais próxima, Rachel Amber, Max irá usar seu poder recém-descoberto para resolver esse misterioso desaparecimento, enquanto precisa correr contra o tempo para descobrir a resposta antes que um desastre natural, presente em um sonho profético que Max teve durante a aula, aconteça.
(Life is Strange is a game distributed by Square Enix and published by Dontnod Entertainment that tells the story of Maxine Caulfield (Max for short), an 18-year-old college student who returns to her hometown in Oregon, to study at the prestigious Blackwell Academy. On one fateful day, after class, she witnesses a murder, and when she reaches out to intervene, she discovers she can travel back in time. Joining forces with her childhood friend, Chloe Price, a punk anarchist transformed by the disappearance of her closest friend, Rachel Amber, Max will use her recently discovered ability to solve this mysterious case, while she has to race against time to discover the answers before a natural disaster, present in a prophetic dream that Max had during class, happens.)



Essa história tem muito cara de filme, eu admito. Mas ainda bem que foi lançado como videogame primeiro. O jogo funciona na base de escolhas, tipo os jogos da TellTale, como The Walking Dead, que afetarão o passado, o presente e o futuro da experiência (esse é literalmente o aviso dado no início do jogo). Então, para ter uma boa experiência, e para zerar o jogo, é preciso fazer boas escolhas, não necessariamente podendo ser as certas. É para isso que serve o rewind (o poder de voltar no tempo da Max), para que, se você achou que aquela escolha não foi a mais adequada, você volta no tempo para fazer outra que você acha que é a mais certeira. Teve algumas partes que eu tive que voltar várias vezes. VÁRIAS vezes. Então, pra jogar Life is Strange, é preciso de paciência e calma, para analisar as escolhas e escolher a mais adequada, já que a medida que o jogo passa, as escolhas ficam bem mais difíceis de fazer.
(This story totally looks like a movie, I admit it. But it's so good that it got released as a videogame first. The game works with choices, like the games by TellTale (The Walking Dead), which will affect the past, present, and future of the experience (that is literally the warning given in the start of the game). So, to have a nice experience, and to complete the game, you have to make good choices, not necessarily having to be the right ones. That's why there's the rewind (Max's power to go back in time), to, if you thought that choice wasn't the most adequate, you go back in time to make another choice, one that you think it's the most certain. I had to go back several times in some parts. SEVERAL times. So, to play Life is Strange, you need patience and calm, to analyze the choices and choose the most adequate, and as long as the game goes by, the choices are harder to make.)



O jogo tem ótimos gráficos e um fantástico trabalho de voz, principalmente a da Chloe, que tem a voz de Ashly Burch. A performance dela é bem sentimental, dá pra sentir a emoção pela voz da atriz, e isso é bem impactante. E já quero deixar bem claro: esse jogo não é para crianças. Além de conter cenas de consumo de drogas e palavrões pesados, a história lida com temas sérios, como sequestro, assassinato, bullying, tráfico de drogas, depressão e o suicídio. A faixa de idade mais adequada que eu colocaria para esse jogo é de 16 anos. Sinceramente, Life is Strange lida com esses temas (especialmente o suicídio) de maneira bem mais concisa e chocante do que vários outros filmes e séries que tem por aí. Podem ser feitos vários debates e discussões sobre o quanto esse jogo lida com a realidade de uma maneira bem humana e realista. É impressionante a comunicação que esse jogo tem com a realidade.
(The game has great graphics and a fantastic voice work, especially Chloe's, voiced by Ashly Burch. Her performance is really sentimental, you can feel the emotion through her voice, and that's quite impactful. And I want to make it very clear that this game is not for children. Besides containing scenes with drug consuming and heavy profanities, the story deals with serious themes, like kidnapping, murder, bullying, drug trafficking, depression and suicide. The most adequate age line I would recommend this game to is 16 and above. Honestly, Life is Strange deals with these themes (especially suicide) in a more human and shocking way than movies and TV shows around. There could be several debates and discussions about how this game deals with reality in such a human and realistic way. The communication this game has with reality is quite impressive.)





Mesmo com os temas chocantes, Life is Strange tem a nostalgia. Há referências a várias coisas da cultura pop e cult aqui: Planeta dos Macacos, Twin Peaks, Além da Imaginação, Doctor Who, Sherlock Holmes, Faster Pussycats! Kill! Kill!, filmes de John Hughes, e por aí vai. E isso é bom, porque se o(a) jogador(a) conhece essas coisas, ele(a) vai se sentir envolto(a) pelo sentimento gostoso da nostalgia.
(Even with the shocking themes, Life is Strange has got nostalgia. There are references to several things in pop and cult culture here: Planet of the Apes, Twin Peaks, The Twilight Zone, Doctor Who, Sherlock Holmes, Faster Pussycats! Kill! Kill!, John Hughes movies, and it goes on. And that's good, because if the player knows these stuff, they'll feel themselves wrapped in the good feeling that is nostalgia.)



Resumindo, Life is Strange é o melhor jogo que eu já joguei. Tem uma ótima história, um visual bem produzido, um trabalho de voz bem sentimental, tem viagem no tempo, é realista em alguns aspectos, e é bem, bem emocionante. É um dos jogos mais cinematográficos que eu joguei. É uma experiência cativante, exuberante, revoltante, cheia de emoção, e que vale a pena o seu tempo e dinheiro. Mal posso esperar pra ver a série baseada no jogo!!
(In a nutshell, Life is Strange is the best game I've ever played. It has a great story, well produced visuals, a very sentimental voice work, time travel, realism in some aspects, and it's really, really thrilling. One of the most cinematic games I've played. It's a captivating, exuberant, revolting, emotionally-charged experience that is worth your time and money. I can't wait to see the TV show based on it!!!)

Nota: 10 de 10
(I give it a 10 out of 10!!)



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