Translate

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

"Sandman": a melhor e mais rica obra literária de ficção que eu já li (Bilíngue)

E não se esqueçam de curtir e seguir o blog nas redes sociais:

(And don't forget to like and follow the blog in social medias:)

Facebook: https://www.facebook.com/NoCinemaComJoaoPedroBlog/

Twitter: @nocinemacomjp2

Instagram: @nocinemacomjp


E aí, meus caros cinéfilos! Tudo bem com vocês? Estou de volta, para trazer a resenha de uma série de histórias em quadrinhos que será, em breve, adaptada para a Netflix! Sendo composta por uma verdadeira amálgama de histórias que, lentamente, vão se tornando uma só, e contando com o auxílio de vários artistas que trazem as ambientações reais e fictícias da obra à vida, a série de quadrinhos em questão é um divisor de águas na história das HQs, e é a melhor obra de ficção que eu já li na vida. Então, sem mais delongas, vamos falar sobre “Sandman”, criada pelo inigualável Neil Gaiman. Vamos lá!

(What's up, my dear film buffs! How are you guys doing? I'm back, in order to bring the review of a series of comic books that will, soon, be adapted to Netflix as a TV show! Being composed by a true amalgamation of stories that, slowly, become one, and relying on the assistance of several artists who bring its real and fictional settings to breathing life, the comic book series I'm about to review is a watershed moment in comic book history, and it is the best work of fiction I've ever had the pleasure of reading. So, without further ado, let's talk about “The Sandman”, created by the one and only Neil Gaiman. Let's go!)



Ambientado no final da década de 1980, os quadrinhos seguem a jornada de Morpheus, a personificação antropomórfica dos sonhos e histórias e um dos sete Perpétuos, seres inconcebivelmente mais poderosos e antigos do que deuses. No ano de 1916, Morpheus é capturado por um grupo de feiticeiros ocultistas e mantido em cativeiro, causando uma pandemia de encefalite letárgica ao redor do mundo. 70 anos depois, Morpheus consegue escapar de seu cativeiro, e parte em uma jornada para recuperar seus antigos poderes, espalhados pelo globo, com o objetivo de restaurar a ordem ao seu reino.

(Set in the late 1980s, the comics follow the journey of Morpheus, the anthropomorphic personification of dreams and stories and one of the seven Endless, inconceivably powerful beings who are greater and older than gods. In the year 1916, Morpheus is captured by a group of occult sorcerers and kept in captivity, causing a worldwide pandemic of sleeping sickness. 70 years later, Morpheus manages to escape his captivity, and sets off on a journey to retrieve his earlier powers, which are spread all across the globe, in order to restore order in his realm.)



O primeiro contato que eu lembro ter tido com a obra de Neil Gaiman foi através do filme “Stardust: O Mistério da Estrela”, lançado em 2007, que teve seu roteiro escrito pelo próprio Gaiman, baseado em seu romance de mesmo nome. Faz tanto tempo que vi esse filme que não lembro de como me senti. Por isso, sempre atribuo o meu primeiro contato com a obra do autor à espetacular animação de 2009 “Coraline e o Mundo Secreto”, que foi o primeiro filme que assisti em 3D nos cinemas. Lembro que fiquei maravilhado e assustado em doses idênticas, e ciente de que era baseado em um livro, baixei o e-book de “Coraline” para ler (o livro também foi o primeiro e-book que li na vida), e acabei sentindo as mesmas coisas que senti ao assistir à adaptação, de uma forma até mais intensa.

Avançando para 2016, graças à um grupo dedicado à uma das minhas séries de livro favoritas, tive a sorte de conhecer uma amiga online que, entre muitos outros, tinha Gaiman como um dos seus autores prediletos. E desde então, por causa das conversas que tivemos envolvendo a obra do autor e as adaptações para o cinema, sempre fui curioso para começar a ler “Sandman”. Pelas capas das edições lançadas no Brasil, sempre tive a impressão que eram livros de terror, e eram sempre bem caras, então nunca as comprei. Mas, no Natal de 2020, tive a oportunidade de pedir um box comemorando os 30 anos da série com todas as edições como presente de Natal e aniversário para o meu avô. Terminei de ler todos os volumes recentemente, e eu acho que qualquer coisa que eu colocar nessa resenha vai ser um eufemismo, em comparação com a obra.

Mas eu fico muito feliz em dizer que ler “Sandman” foi uma das melhores experiências que tive durante a pandemia, e a série é, de longe, a melhor e mais rica obra de ficção que eu já tive o prazer de ler nos meus 21 anos de vida. Ok, com isso dito, vamos falar sobre a trama de “Sandman”, elaborada inteiramente por Gaiman. Antes de mergulhar na complexidade dos temas abordados na série e na completa vastidão deste universo fictício, queria falar um pouco sobre a qualidade geral do roteiro. Se comparadas com o tom ambicioso de “Sandman”, todas as outras obras de Gaiman que li antes destes quadrinhos foram só a ponta do iceberg.

Cada capítulo de aproximadamente 24 páginas presente nos 13 volumes da série é repleto de fantasia e magia, com uma construção de mundo fascinante que ganha vida na página. Cada evento retratado nas páginas captura a atenção do leitor, resultando numa leitura extremamente viciante, cheia de reviravoltas, e sempre contendo um gancho ao final de cada edição contínua, o que eu achei incrível. A série foi uma das únicas graphic novels ao estar na lista de best-sellers do New York Times com razão.

Em teoria, “Sandman” é uma história sobre histórias, então várias histórias (reais ou fictícias) são contadas ou recontadas aqui, contando com a presença de personagens da Bíblia (Caim, Abel, Eva, Lúcifer), figuras da mitologia grega e nórdica (Odin, Thor, Loki, as Musas e a tragédia de Orfeu e Eurídice), personalidades icônicas como William Shakespeare e personagens fictícios do Universo da DC, como a Liga da Justiça para complementar a trama principal e tornar o já vasto elenco de personagens da série ainda maior. E o mais interessante sobre este enorme número de personagens é que nenhum deles aparece somente uma vez. Ao longo da trama principal, revisitamos estes personagens várias vezes para ver como eles evoluíram (ou não), e alguns deles até possuem um papel central em certos volumes.

Outro aspecto bem curioso que gostei em “Sandman” foi o tom. Claro, o gênero principal aqui é fantasia, mas Gaiman mostra uma flexibilidade implacável como escritor ao levar sua história para gêneros drasticamente diferentes da fantasia, como o terror, o drama, a tragédia, o romance e o mistério com sucesso. E, mesmo com esse teor eclético dos vários gêneros, Gaiman consegue manter um tom uniformemente sombrio. Já digo de passagem que “Sandman” é uma obra estritamente para adultos, contendo uma quantidade generosa de sexo e nudez explícita e uma porção ainda maior de violência gráfica. Mas, felizmente, o autor usa estes artifícios ao seu favor, para dizer algo sobre os personagens, ao invés de distribuí-los de forma gratuita ao longo das páginas, para somente ser alvo de controvérsia.

Uma das melhores coisas que percebi ao ler “Sandman” é como cada volume é, ao mesmo tempo, uma história contida e um complemento para um universo em constante expansão. Cada linha narrativa nos 13 volumes tem um início, um meio e um fim muito bem definidos, de modo que nenhum volume acaba em um gancho ou um suspense para o próximo. O leitor pode muito bem parar quando preferir, mas poderá estar perdendo ótimas histórias no decorrer da série. E ainda falando sobre os volumes, Gaiman faz transições constantes e bem-sucedidas entre histórias essencialmente contínuas, onde o próximo capítulo é uma sequência direta do anterior, e antologias, onde cada edição conta uma história diferente da anterior.

O autor faz um ótimo trabalho ao tentar individualizar algumas das edições, que conseguem ser completamente compreensíveis por conta própria. Há uma edição em particular na segunda metade do primeiro volume que é ambientada ao longo de 24 horas em uma lanchonete. É uma exploração aterrorizante e animalesca da natureza humana e é, de longe, uma das coisas mais assustadoras que eu já li. O protagonista da série mal aparece, e o melhor é que nós nem sentimos a falta dele, tamanha a eficácia da prosa de Gaiman. Eu, em particular, mal posso esperar para ver como a Netflix vai adaptar essa edição, mas enquanto isso, há um fanfilm espetacularmente bem feito que irá satisfazer minha vontade até lá (você pode assisti-lo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=5kIP70LAIBI).

Mas talvez o maior trunfo de Gaiman ao elaborar a trama de “Sandman” seja a maneira que o autor mistura realidade com fantasia. Aspectos fantásticos adentram o mundo real e vice-versa, e é uma mistura tão orgânica que é quase impossível distinguir os dois. Isso permite que, além de ser uma fantasia épica da maior qualidade, a série também seja uma história profundamente humana. Há um volume em particular que usa certos aspectos fantásticos para tratar de temas sérios e relevantes nos dias de hoje, que até poderiam ser taxados como tabu na época de lançamento.

E, falando de temas, eu adorei como Gaiman abordou a temática da mudança, em especial para desenvolver o seu protagonista. Ao contrário de grande parte dos Perpétuos, Morpheus não muda em quase nenhum aspecto. Seja na aparência ou no jeito em que ele conversa, ele se mantém firme em seus preceitos, mas certos eventos ocorridos ao longo da trama forçam ele a mudar de atitude, e Gaiman faz um ótimo trabalho em abordar essas mudanças a partir das relações que o protagonista tem com aqueles ao seu redor. Há uma frase dita em um dos meus episódios favoritos de “Doctor Who” que encaixa perfeitamente com os Perpétuos: “Nós todos mudamos, quando você para pra pensar. Somos todos pessoas diferentes ao longo de nossas vidas. E tudo bem, isso é bom, você precisa continuar mudando, contanto que lembre das pessoas que você costumava ser.”

A última coisa que gostaria de destacar sobre o roteiro é a continuidade, que é impecável. Referências à volumes anteriores, aparições de personagens familiares, tramas focadas em personagens secundários que recebem um papel mais central em uma linha narrativa em particular, questões em aberto que são abordadas e respondidas em próximos volumes. Gaiman não deixa nenhum buraco ou questão não-respondida no roteiro de “Sandman”, resultando em uma leitura completa e extremamente satisfatória que irá manter a atenção do leitor até a última página.

(The first contact I remember having with Neil Gaiman's work was through the movie “Stardust”, released in 2007, which had its screenplay written by the author himself, based on his novel of the same name. It's been a long, long time since I first watched it, so I can't properly remember how I felt. Because of that, I always attribute my first contact with the author's work to the spectacular 2009 animated film “Coraline”, which was the first 3D film I saw in theaters. I remember being wonderstruck and terrified in equal measure, and aware it was based on a book, I downloaded the “Coraline” e-book, (it was also the very first e-book I've ever read), and upon reading it, I felt the exact same things I did when watching the adaptation, in an even more intense way.

Fast-forward to 2016, thanks to a group dedicated to one of my all-time favorite book series, I had the lucky chance of meeting an online friend who, among many others, had Gaiman as one of her favorite authors. And since then, because of the conversations we've had over the author's work and their movie or TV adaptations, I was very curious towards reading “Sandman”. Through the covers of the editions released in Brazil, I always had the impression that they were horror stories, and they were always pretty expensive, so I never bought them. But, last Christmas, I had the opportunity of asking my grandfather for a boxset celebrating the series's 30th anniversary with every single issue as a Christmas and birthday present. I finished reading all the volumes recently, and I think that everything I say here will be a massive understatement, in comparison with the actual work.

But I am really glad to say that reading “Sandman” was one of the greatest experiences I've had during the pandemic, and the series is, by far, the best and richest work of fiction I've ever had the pleasure of reading in my 21 years of life. Okay, with that said, let's talk about the story of “Sandman”, entirely elaborated by Gaiman. Before I dive into the complexity of its approached themes and the vastness of this fictional universe, I'd like to talk about the general quality of the text. If compared to the ambitious tone of “Sandman”, every other work by Gaiman I read before these comics was just the tip of the iceberg.

Each 24-page (approximately) chapter contained in the series's 13 volumes is filled with fantasy and magic, with a fascinating world-building that gains life in the page. Each event portrayed in the pages captures the viewer's attention, resulting in an extremely addictive read, filled with plot twists, and always containing a cliffhanger at the end of every continuous issue, which I thought it was amazing. The series rightfully earned its honorable place as one of the only graphic novels to be on the New York Times's Bestsellers list.

In theory, “Sandman” is a story about stories, so several stories (both real and fictional) are told or retold here, relying on the presence of characters from the Bible (Cain, Abel, Eve and Lucifer), figures from Greek and Norse mythology (Odin, Thor, Loki, the Muses and the tragedy of Orpheus and Eurydice), iconic personalities such as William Shakespeare and fictional characters from the DC Universe, such as the Justice League in order to complement the main plot and make the already vast cast of characters even bigger. And the most interesting thing about this huge number of characters is that none of them appears only one single time. Throughout the main plot, we revisit these characters multiple times, to see how they evolved (or not), and some of them even have a more central role in certain volumes.

Another really curious aspect I enjoyed in “Sandman” was the tone. Sure, the main genre here is indeed fantasy, but Gaiman displays a relentless flexibility as a writer when successfully leading his story into genres that are drastically different from fantasy, such as horror, drama, tragedy, romance and mystery. And, even with this eclectic tone with the several genres, Gaiman manages to maintain an uniformly dark tone throughout the series. I'll already leave a warning here that “The Sandman” is something that's strictly directed towards adults, containing a generous quantity of sex and explicit nudity and an even bigger portion of graphic violence. But, fortunately, the author uses all these devices to his favor, to say something about the characters, instead of just distributing them gratuitously, just to attract controversy.

One of the best things I've realized when reading “Sandman” is how every volume, at the same time, is a self-contained story and a complement to a universe that's constantly expanding. Each narrative storyline in all 13 volumes has a very well defined beginning, middle and ending, in a way that no volume ends with a suspense or a cliffhanger to the next one. The reader can freely stop reading at any volume they finished last, but they will be missing some seriously great stories due to that decision. And while we're on the volumes, Gaiman constantly and successfully transitions between essentially continuous storylines, where every chapter is a direct sequel to the previous one, and anthologies, where every issue tells a story that's different from the previous one.

The author does a great job in trying to individualize certain issues, in a way you are able to fully comprehend them on their own. There's a particular issue in the second half of the first volume that is set during 24 hours in a 24-hour diner. It's a terrifying, animal-like exploration of human nature and it is, by far, one of the scariest things I've ever read. The series's protagonist barely makes an appearance, and the best thing is we don't even miss him, due to the efficiency of Gaiman's text. I, particularly, can't wait to see how Netflix adapts this issue, but meanwhile, there's a spectacularly well-made fanfilm that will quench my thirst until then (you can watch it here: https://www.youtube.com/watch?v=5kIP70LAIBI).

But perhaps, what ends up being Gaiman's greatest strength when elaborating the plot for “Sandman” is the way the author blends reality with fantasy. Fantastic aspects enter the real world and vice-versa, and it's such an organic mix that it's almost impossible to tell them apart. This allows, even if it's essentially a fantasy work of the highest quality, “Sandman” to become a deeply human story. There's a particular volume that uses fantastical aspects to deal with serious and relevant themes for today's time, which could be even considered taboo at its time of release.

And, speaking of themes, I loved how Gaiman worked with the theme of change, specially when developing his protagonist. Unlike many of the Endless, Morpheus doesn't change in almost any aspect. Whether it's in his appearance or the way he talks to people, he stands firmly by his preconceptions, but certain moments force him into changing his attitude, and Gaiman does a great job in dealing with those changes from the protagonist's relationship with those around him. There's a quote in one of my favorite episodes of “Doctor Who” that perfectly fits with the Endless: “We all change, when you think about it. We're all different people all through our lives. And that's okay, that's good, you got to keep moving, as long as you remember all the people that you used to be.”

The last thing I'd like to highlight about the text is its continuity, which is flawless. References to previous volumes, appearances by familiar characters, plots focused on secondary characters who gain a more central role in a particular storyline, open questions that are dealt with and answered in posterior volumes. Gaiman leaves no plot hole or unanswered question in the story of “Sandman”, resulting in a complete and extremely satisfying read that will keep the reader's attention until the very last page.)



Como dito anteriormente, há um enorme elenco de personagens em “Sandman”, então vamos começar pelos protagonistas, os Perpétuos (Sonho, Morte, Desejo, Desespero, Destino, Delírio e Destruição). Todos eles são muito bem desenvolvidos, inclusive a partir das relações que eles têm uns com os outros. O Sonho (ou Morpheus), como o protagonista, é o mais bem desenvolvido dos sete, e eu particularmente amei a relação dele com a Morte e a Delírio. Ele é um personagem muito misterioso e moralmente ambíguo, e nós, como leitores, ficamos cada vez mais fascinados com as informações que, lentamente, são reveladas sobre ele. O arco narrativo dele é fechado de maneira fantástica na conclusão do último volume.

A Morte é, de longe, a personagem mais descolada da série. Ela tem uma personalidade descontraída por fora, mas ela esconde uma faceta mais melancólica por dentro, o que eu achei sensacional. A Delírio é a Perpétua mais emocionalmente destruída, em relação aos irmãos. Sem spoilers aqui, mas há um evento em particular que engatilha uma mudança radical na personalidade da personagem. E, por mais surreal que o enredo, em sua essência, possa ser, essa motivação é enraizada em um aspecto extremamente realista da psique humana. Eu tive vontade de pegar ela e guardar num potinho, só pra mim.

A Desejo e a Desespero são meio que as “antagonistas” dos Perpétuos, e as cenas que as duas compartilham são essenciais para o decorrer da história e do desenvolvimento do protagonista. A Desejo é maliciosa, tentadora e muito inteligente, enquanto a Desespero esconde uma sensibilidade atrás da superfície ameaçadora. O Destino é o mais rígido em relação às suas responsabilidades, e é incrível ver a reação dele quando algo que ele não previa acaba acontecendo. O Destruição só tem um papel central em um volume em particular, mas a partir de pequenas aparições em capítulos anteriores, o leitor vai juntando as peças do porquê ele só aparece nos volumes posteriores.

Os personagens (humanos e fantásticos) originais da série são muito bem desenvolvidos, com muitos deles fazendo várias aparições principais ao longo da série. Há certos personagens humanos que estão conectados a outros em volumes diferentes, e é muito legal ir ligando os pontos e ver a história em geral fazendo sentido. Também há um grande uso de personagens e personalidades já estabelecidas na consciência do público. Um destaque que gostaria de fazer é a relação entre o protagonista e William Shakespeare. Há dois capítulos em particular que abordam a dinâmica entre os dois, e a relação que o protagonista tem com alguns dos trabalhos do autor, como “Sonho de uma Noite de Verão” e “A Tempestade”. Shakespeare foi só uma de várias figuras da vida real retratadas em “Sandman”, e foi o meu favorito.

(As previously stated, there is a huge cast of characters in “Sandman”, so let's start with the protagonists, the Endless (Dream, Death, Desire, Despair, Destiny, Delirium and Destruction). All of them are very well developed, especially when it comes to their relationships with each other. Dream (or Morpheus), as the protagonist, is the most well developed of the seven, and I particularly loved his relationship with Death and Delirium. He's a very mysterious, morally ambiguous character, and we, as readers, become more and more fascinated at every bit of information that we slowly learn about him. His narrative arc is closed in a fantastic way in the last volume's conclusion.

Death is, by far, the coolest character in the series. She has an uncompromising personality on the outside, yet she conceals a more melancholic side to her inside, and I thought that was outstanding. Delirium is the most emotionally crushed Endless, if compared to her siblings. No spoilers here, but there's a particular event that triggers a radical change in the character's personality. And, as surreal as the plot, in its essence, may be, that motivation is rooted in an extremely realistic aspect of the human psyche. I wanted to take her and keep her in a nice little pot, just for me.

Desire and Despair are kind of the “antagonists” of the Endless, and the scenes they share are essential for the story and the protagonist's development. Desire is malicious, tempting and very clever, while Despair hides a sensibility behind her threatening surface. Destiny is the one that's most strict with his responsibilities, and it's amazing to see his reaction when something he didn't predict actually happened. Destruction only has a central role in a particular volume, but from small appearances in previous chapters, the reader puts the pieces together on why he only appears in posterior volumes.

The series' (human and fantastical) original characters are very well developed, with many of them making several appearances throughout the series. There are certain human characters who are connected to others in previous volumes, and it's really nice to connect the dots and to see the story, in general, making sense. There's also a great use of characters and personalities already established in the reader's consciousness. One highlight I'd like to make is the relationship between the protagonist and William Shakespeare. There are two particular chapters that deal with their dynamic, and the protagonist's connection with some of the author's work, such as “A Midsummer's Night Dream” and “The Tempest”. Shakespeare was only one of several real-life figures portrayed in “Sandman”, and was, by far, my favorite.)



E, por último, temos o aspecto que diferencia as histórias em quadrinhos de um livro em prosa: o visual de “Sandman”. Como dito anteriormente, há uma construção de mundo fascinante aqui. A arte no visual dos cenários fantásticos é surreal, da melhor maneira. Mas talvez, o visual se destaca ainda mais quando aspectos fantásticos se encontram no mundo real. Isso acaba por dar um tom mais sombrio e ameaçador para o que está sendo mostrado na página, especialmente quando tais cenas incluem a violência brutal pela qual a série é conhecida. Há algumas partes aqui que me deixaram bastante curioso para ver como a Netflix irá trazê-las para a tela.

Gostei de como o visual foi utilizado para injetar personalidade nos personagens. Cada Perpétuo tem seu próprio balão de falas particular (ex.: o do Sonho é preto com letras brancas, o da Delírio é colorido e assimétrico, e por aí vai) e seu reino particular, que diz muito sobre cada um deles. Enquanto o reino da Delírio é uma imensidão surreal sem fim, o da Desejo é um ser humano com o coração como centro, o da Desespero é uma série de retratos de pessoas desesperadas, o do Destino é um labirinto, entre outros. Mal posso esperar para ver esses cenários na adaptação!

Assim como Gaiman demonstrou uma flexibilidade incrível ao transitar a trama da série entre vários gêneros e subgêneros, os artistas de “Sandman” fazem um trabalho maravilhoso de trabalhar os diferentes estilos artísticos e estéticos de se fazer uma história em quadrinhos. A maioria das histórias segue o padrão de vários quadros em uma só página, já alguns possuem páginas que o leitor pode abrir em duas para acompanhar o decorrer da história. Há um contraste bem interessante na direção das letras, que nem sempre é da esquerda para a direita. E, por último, há uma diversidade no formato das histórias. Há aquele formato clássico que se espera de uma HQ, mas também há alguns mais abstratos, que dão mais prioridade ao visual do que ao narrativo, o que eu achei fascinante.

(And, at last, we have the aspect that tells comic book stories apart from a book in prose: the visuals of “Sandman”. As previously stated, there's a fascinating amount of world-building here. The art in the visuals of the fantasy scenarios is surreal, in the best way. But perhaps, the visuals stand out even better when fantastic aspects find themselves in the real world. This ends up giving a darker, more ominous tone to what's being shown on the page, especially when such scenes include the brutal violence for which the series is known. There are some parts here that left me pretty curious to see how Netflix will bring them to the screen.

I enjoyed how the visuals were used to inject personality into the characters. Each one of the Endless has their own particular speech balloon (ex.: Dream's is black with white lettering, Delirium's is colorful and asymmetrical, and it goes further) and also their particular kingdom, which ends up saying a lot about each of them. While Delirium's real is an endless surreal vast, Desire's is a human being with its heart as its center, Despair's a series of portraits of desperate people, Destiny's a maze, and so on. I can't wait to see how these scenarios will look like in the adaptation.

Just like Gaiman demonstrated an incredible flexibility when transitioning the series's plot between several genres and subgenres, the artists of “Sandman” do a wonderful job of working with the different artistic and aesthetic styles of making a comic book story. Most stories follow the pattern of several frames per page, yet some have pages the reader can open into two in order to follow the story's development. There's a very interesting contrast in the direction of the lettering, which isn't always left to right. And, finally, there's a diversity when it comes to the stories' format. There's that classic format that people have come to expect from a comic book, but there are also some more abstract ones, which prioritize the visual aspect over the narrative one, and I thought that was fascinating.)



Resumindo, “Sandman” é uma obra-prima. Sendo composto de uma história ambiciosa e fascinante, habitada por um elenco extenso de personagens incrivelmente humanos e trazida à vida pelo fantástico grupo de artistas, que diversifica na maneira de fazer uma história em quadrinhos, o trabalho mais denso da carreira de Neil Gaiman é a melhor e mais rica obra literária de ficção que eu já li na vida, e é uma leitura obrigatória para quem se diz fã de quadrinhos.

Nota: 10 de 10!!

É isso, pessoal! Espero que tenham gostado! Até a próxima,

João Pedro

(In a nutshell, “The Sandman” is a masterpiece. Composed by an ambitious, fascinating storyline, which is inhabited by an extensive cast of incredibly human characters and brought to life by its fantastic group of artists, which diversifies in the way of making a comic book story, the most dense work in Neil Gaiman's career is the best and richest literary work of fiction I've ever read in my life, and it's mandatory reading to those who claim themselves to be comic book fans.

I give it a 10 out of 10!!

That's it, guys! I hope you liked it! See you next time,

João Pedro)


2 comentários:

  1. Gosto do estilo desse tipo de filme! Pelo seus comentários deve ser um ótimo filme, vlw JP

    ResponderExcluir
  2. Aposto nos seus comentários.Gostei JP!!!

    ResponderExcluir