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sábado, 31 de agosto de 2019

"Yesterday": a simples, mas singela homenagem de Danny Boyle e Richard Curtis aos Beatles (Bilíngue)


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E aí, galerinha de cinéfilos! Estou de volta, e venho aqui trazer para vocês a resenha de um dos filmes que eu estava mais esperando para ver esse ano. Dirigido por Danny Boyle, e roteirizado por Richard Curtis, é uma simples, mas singela homenagem à melhor banda de todos os tempos. Então, sem mais delongas, vamos falar sobre “Yesterday”. Vamos lá!
(What's up, film buffs! I'm back, and I come here to bring to you the review of one of the movies I was most excited to see this year. Directed by Danny Boyle, with a screenplay written by Richard Curtis, it's a simple, yet sincere homage to the greatest band of all times. So, without further ado, let's talk about “Yesterday”. Let's go!)



Jack (Himesh Patel) é um aspirante a músico que vem enfrentando problemas com sua música, junto com sua empresária e melhor amiga, Ellie (Lily James). Um dia, Jack sofre um acidente, e acorda em uma realidade onde ele é a única pessoa que se lembra dos Beatles. Com isso em mente, ele começa a construir uma carreira musical baseada nas músicas de seus ídolos.
(Jack (Himesh Patel) is an aspiring musician who has been facing problems with his music, along with his manager and best friend, Ellie (Lily James). One day, Jack gets involved in an accident, and wakes up in a reality where he's the only one who remembers the Beatles. With that in mind, he begins to build a musical career based on his idols's songs.)



Ok, aqui está o problema com expectativa: como deu pra perceber, o enredo do filme é bem simples, e o próprio filme reflete a simplicidade do enredo. Realmente, é um filme que não tenta ser grandioso, ou entrar para a lista de melhores musicais de todos os tempos. Algo que reforça isso é o fato do roteiro ter sido escrito pelo Richard Curtis, que é um especialista em fazer comédias românticas, um gênero onde um dos principais ingredientes para ele funcionar é o clichê. A notícia boa sobre o Richard Curtis é que ele pega esses clichês e dá um toque a mais a eles, permitindo assim, que esses sejam mais originais, como aconteceu em “Quatro Casamentos e um Funeral”, “Simplesmente Amor” e “Questão de Tempo”, todos escritos por Curtis. Com isso em mente, vamos ao roteiro de “Yesterday”. Desde o anúncio do filme, eu gostei do enredo, dessa ideia onde só uma pessoa lembra das músicas dos Beatles e tenta construir uma carreira musical com elas, parcialmente pelo fato dos Beatles serem minha banda favorita, e também pelo fato de ser escrito pelo Richard Curtis. É um roteiro simples? Sim. Eu achei até um pouquinho curto, se comparado às durações de “Simplesmente Amor” e “Questão de Tempo”, que têm mais de 2 horas cada. Mas é divertido? Com certeza. Os personagens são bem desenvolvidos o bastante para fazer o espectador se importar com eles; há o uso de várias músicas dos Beatles aqui, desde as mais conhecidas, como “Yesterday”, “Let it Be” e “I Wanna Hold Your Hand”, até as mais obscuras, como “Maxwell's Silver Hammer”; e a história se movimenta bem o suficiente para o espectador conseguir acompanhar o passo. Pode-se dizer que “Yesterday” é um filme destinado a dois tipos de pessoas: os Beatlemaníacos ao extremo, que sabem a maioria das músicas de cor; e aqueles que ainda não conhecem, ou conhecem pouco, o trabalho do Quarteto de Liverpool, o que justifica o fato da maioria das músicas colocadas aqui serem as mais famosas do grupo. Assim como todos os filmes que o Richard Curtis escreveu, tem um romance inserido aqui, mas ele é bem desenvolvido, possuindo um bom pano de fundo para influenciar o espectador a torcer por esse casal. Lembra quando eu falei que o roterista de “Yesterday” é conhecido por pegar clichês e dar uma mexida neles? Pois é, nesse filme, tem dois momentos que eu não esperava que acontecessem, e um foi uma grata surpresa, e eu quase chorei no outro. Tem uma piadinha recorrente envolvendo o Google, que não fica cansativa, na verdade, é muito divertida, e o filme tem um tom bem otimista em toda a sua duração, garantindo um sorriso do espectador ao final da sessão.
(Ok, here's the deal with expectation: as you could notice, the plot is quite simple, and the movie reflects the simplicity of its plot. Really, it's a film that doesn't want to be one of the greatest musicals of all time. Something that reinforces this is the fact that it's written by Richard Curtis, who is an expert in making romantic comedies, a genre known for its extensive use of clichés. The good thing about Richard Curtis is that he takes these clichés, and he gives them a little twist, making them more original, as it happened in “Four Weddings and A Funeral”, “Love Actually” and “About Time”, all written by Curtis. With that in mind, let's go to the script of “Yesterday”. Ever since this movie was announced, I really liked the plot, this idea where only one person remembers the Beatles' songs and tries to build a musical career based on their songs, partially because they are my favorite band, and also because it was written by Richard Curtis. Is it a simple script? Yes. I personally thought it was a bit short, if compared to “Love Actually” and “About Time”, as those movies run longer than 2 hours. But is it fun? Absolutely. The characters are well-developed enough to make the viewers care about them; there are a lot of Beatles songs here, which go from the most-known ones, like “Yesterday”, “Let it Be” and “I Wanna Hold Your Hand”, to the most obscure ones, like “Maxwell's Silver Hammer”; and the story moves itself well enough for the viewer to keep up with the movie's pace. It can be said that “Yesterday” is a film for two kinds of people: the hardcore Beatlemaniacs, who know most of the songs by heart; and those who still don't know, or know very little, the work by the Fab Four, which justifies why most of the songs here are the well-known ones. As it happened with every movie Richard Curtis has written, there is a romance here, but it is well developed, possessing a good background in order to influence the viewer to root for them to be together. Remember when I said that the screenwriter for this film is known for using clichés and giving them a little twist? Right, there are two moments here which I wasn't expecting, one of them was a nice surprise, and I almost cried in the other. There's a recurring joke involving Google that doesn't run out of steam, it's actually quite fun, and the movie has a feel-good tone during all of its running time, making the viewer smile all the way through the very end.)



Além de ter um roteiro divertido, o elenco também é muito divertido de se ver. Sendo o primeiro filme do Himesh Patel, que até esse filme chegar, era conhecido por novelas britânicas, ele faz um bom trabalho aqui. Ele atua muito bem, canta muito bem, e conquista o espectador com seu charme e senso de humor. Algo que complementa a atuação de Patel é a sua química com a personagem da Lily James, conhecida pelo remake live-action de “Cinderela” ou por ser a jovem Donna de “Mamma Mia: Lá Vamos Nós de Novo”. Ela tem carisma de sobra, nunca vi uma personagem ou atuação ruim dessa atriz, e a história de fundo que os dois compartilham é bem cativante. Fora dos dois protagonistas, temos a hilária Kate McKinnon, conhecida pelo programa de esquetes Saturday Night Live, que aqui, tem um senso de humor bem mais sarcástico como a agente de Jack. Ela chega até a ser bem psicopata mesmo, só pelo olhar dela, mas mesmo assim, ela não perde o senso de humor característico estabelecido no SNL, e Joel Fry como um alívio cômico bem descontraído, e bem mais genérico do que a Kate McKinnon. E temos também a participação do Ed Sheeran. Não chega a ser infame como a participação do cantor em Game of Thrones, ele é engraçado, uma das piadas que fez o filme ser famoso veio do personagem dele, que é uma versão ficcional, e até um pouco convencida, dele mesmo. E ele é um ótimo cantor e compositor, emprestando algumas de suas músicas, e compondo músicas originais para o filme.
(Besides having a fun script, the cast is also really fun to watch. As the first film that Himesh Patel was in (he was known for British soap operas until this movie came into the picture), he does a pretty good job here. He's a good actor, a good singer, and he conquers the viewer's heart with his charm and sense of humor. One thing that complements Patel's performance is his chemistry with Lily James, known for the live-action remake of “Cinderella” and for portraying young Donna in “Mamma Mia: Here We Go Again”. She has charisma to spare, I have never seen a bad character or a bad performance by this actress, and the backstory the two protagonists share is really captivating. Outside the main two, we have the hilarious Kate McKinnon, who is known for the sketch program Saturday Night Live. She has a really sarcastic sense of humor here, as Jack's agent, to the point where she begins to look like a psychopath, just because of her stare, but still, she doesn't lose her characteristic sense of humor established on SNL. We also have Joel Fry, as a more buffoon type of comic relief, and way more generic than Kate McKinnon. And now, we go to Ed Sheeran's participation in “Yesterday”. It's not infamous, like his cameo on Game of Thrones, he's funny, one of the jokes that made the movie famous came from his character, who is a fictional, and a bit arrogant, version of himself. And he's a great singer and songwriter, lending some of his songs, and composing original songs for the film.)



E por último, mas não menos importante, temos os aspectos técnicos. Sob a direção de Danny Boyle, conhecido por filmes como “Trainspotting” e “Extermínio”, “Yesterday” é um filme bem energético. Há algumas versões das músicas dos Beatles que são mais barulhentas, mas não são ruins, pelo contrário, elas encaixam perfeitamente no estilo de instrumental que permeia a música atualmente. A fotografia é muito boa, a edição é bem eficiente. Os lugares que o Jack visita para buscar inspiração, e para lembrar das músicas dos Beatles são repletos de referências ao trabalho da banda. As cenas musicais são feitas para o público cantar junto, sendo uma das melhores coisas sobre o filme. E em uma cena em particular, há um trabalho primoroso de maquiagem, que merece ser reconhecido. Mas sem spoilers aqui. Como um filme musical, graças aos aspectos técnicos, “Yesterday” tem energia e charme de sobra para fazer o público levantar da cadeira, gritar e cantar junto.
(And at last, but not least, we have the technical aspects. Being directed by Danny Boyle, who is known for movies like “Trainspotting” and “28 Days Later”, “Yesterday” is a really energetic film. There are some versions of Beatles songs here which are a bit louder, but they aren't bad, on the contrary, they fit perfectly on the style of instrumentals that goes through music today. The cinematography is really good, the editing is very efficient. The places that Jack visits in order to search for inspiration and to remember the songs by the Beatles are filled with references to the band's work. The musical scenes are made for the audience to sing along, being one of the best things about the film. And in one particular scene, there's a wonderful use of make-up, which deserves to be recognized. But no spoilers here. As a musical film, thanks to the technical aspects, “Yesterday” has energy and charm to spare to make the audience get up from their seats, scream and sing along.)



Resumindo, “Yesterday” é uma simples, mas singela homenagem à melhor banda de todos os tempos. Com o auxílio de um roteiro divertido, um elenco talentoso, e uma baita trilha sonora, é um filme feito para agradar os fãs de longa data, mas também para apresentar uma nova geração de Beatlemaníacos ao trabalho desse Quarteto Fabuloso.

Nota: 8,5 de 10!

É isso, pessoal! Espero que tenham gostado! Até a próxima,
João Pedro

(In a nutshell, “Yesterday” is a simple, yet sincere homage to the greatest band of all time. With the help of a fun script, a talented cast, and one hell of a soundtrack, it's a movie made to please the long-term fans, but also to introduce a new generation of Beatlemaniacs to the Fab Four's work.

I give it a 8,5 out of 10!

That's it, guys! I hope you liked it! See you next time,
João Pedro)




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