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quarta-feira, 27 de maio de 2020

Especial Nolan - "Following": o impressionante filme de estreia de Christopher Nolan (Bilíngue)


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E aí, meus cinéfilos queridos! Tudo bem com vocês? Estou de volta, com a primeira parte de uma postagem muito especial. No início dessa semana, fiz uma enquete no meu Instagram, perguntando para os meus seguidores qual diretor que eles queriam que eu abordasse a filmografia aqui no blog: dei 2 opções de diretores com 10 filmes no currículo (Guillermo del Toro e Christopher Nolan). O vencedor foi Christopher Nolan, então, pelas próximas 10 semanas, irei postar uma resenha por semana de um filme do Nolan, em preparação para a aguardada estreia de seu novo filme, “Tenet”. Então, vamos começar com o primeiro filme do diretor, um filme pouco conhecido, mas tão bem elaborado quanto suas obras mais sofisticadas. Vamos falar sobre “Following”. Vamos lá!
(What's up, my dear film buffs! How are you guys doing? I'm back, with the first part of a very special post. Earlier this week, I made a poll in my Instagram, asking my followers which director they'd like to see their filmography reviewed in the blog: I gave 2 options of directors with 10 films on their resumé (Guillermo del Toro and Christopher Nolan). The winner was Christopher Nolan, so, for the next 10 weeks, I'll post a review of a Nolan film per week, in preparation for the awaited release of his new movie, “Tenet”. So, let's start off with his directorial debut, a not that well-known film, yet it's just as elaborate as his most sophisticated work. Let's talk about “Following”. Let's go!)



O filme acompanha um jovem aspirante a escritor (Jeremy Theobald) que, para servir de inspiração para seu primeiro livro, começa a seguir estranhos pelas ruas de Londres. O jovem rapidamente vê sua vida virar de cabeça para baixo quando um homem que ele seguia (Alex Haw) tenta convencê-lo a investir em uma vida de crimes.
(The film follows a young wannabe writer (Jeremy Theobald) who, in order to get inspiration for his first book, starts following strangers through the streets of London. The young man quickly sees his life turn upside down when a man he followed (Alex Haw) tries to draw him into a life of crime.)



Para falar a verdade, eu nem sabia que esse filme existia. Sempre pensei que o filme de estreia de Christopher Nolan tinha sido “Amnésia”, que foi lançado 2 anos após “Following”. E, olhando em retrospectiva aos filmes mais recentes do diretor, como “A Origem”, “Interestelar” e até “Dunkirk”, o filme de estreia de Nolan tem diferenças gritantes, se comparado às obras mencionadas acima: o orçamento dele é um dos mais baratos que eu já vi em um filme (US$6 mil dólares), é totalmente em preto e branco, e tem uma duração extremamente curta de 1h10 minutos, o que é um curta-metragem, se comparado às 2h50 minutos de “Interestelar”. Mas isso não significa que o filme não seja bom. Não, muito pelo contrário, “Following” é um dos melhores filmes de estreia que eu já vi, junto com “Pura Adrenalina”, de Wes Anderson, e “Cães de Aluguel”, de Quentin Tarantino. É simplesmente fascinante como Nolan consegue fazer em 1h10, com um orçamento minúsculo, e com o diretor também ocupando as posições de roteirista, diretor de fotografia e editor, algo que ele só aperfeiçoou com o passar do tempo, de forma mais sofisticada, mas tão eficiente quanto. Já em seu primeiro filme, Nolan usa o recurso recorrente em sua filmografia da narrativa não-linear (ou seja, o filme não tem um começo, meio e fim bem definidos), fazendo do filme um grande quebra-cabeça para o espectador montar. Para algumas pessoas, o uso de uma ordem não-cronológica em um filme pode fazer ele parecer confuso, mas acreditem em mim, Nolan faz um uso perfeito desse recurso em “Following”, e esse tipo de narrativa melhorou mais ainda em seu próximo projeto, “Amnésia”, mas vamos deixar esse filme para depois. O roteiro de Nolan é curto, preciso, e muito bem escrito. Ele faz uso de reviravoltas e imagens que podem parecer estranhas e confusas à primeira vista, mas ao começarem os créditos finais, você fica maravilhado com o quanto que o diretor pensou bem ao escrever essa história. O filme vai e volta no tempo diversas vezes, e ao contrário do que acontece com muitos filmes, “Following” não te confunde com esse aspecto, só te faz ter mais curiosidade sobre pra onde o enredo vai a partir daquela cena. Para os fãs devotos de Christopher Nolan, “Following” pode parecer um lugar estranho para começar uma filmografia, mas aqueles que gostam de uma boa história e de “montar” cenas de filmes como um quebra-cabeça terminarão de ver o filme com um sorriso no rosto, testemunhando algo que o diretor só iria aperfeiçoar com o passar do tempo.
(To tell the truth, I didn't even know this film existed. I've always thought that Christopher Nolan's directorial debut was “Memento”, which was released 2 years after “Following”. And, looking back at Nolan's more recent films, such as “Inception”, “Interstellar”, and even “Dunkirk”, Nolan's directorial debut has huge differences, if compared to the movies mentioned above: its budget is one of the cheapest ones I've ever seen (US$6,000), it's totally filmed in black-and-white, and has an extremely short running time of 1 hour and 10 minutes, which is a short film, if compared to “Interstellar”'s 2 hours and 50 minutes. But that doesn't mean the film isn't good. No, on the contrary, “Following” is one of the best directorial debuts I've ever seen in my life, along with Wes Anderson's “Bottle Rocket” and Quentin Tarantino's “Reservoir Dogs”. It's simply fascinating how Nolan manages to make with 70 minutes, a shoestring budget, and multiple functions (Nolan is the director, writer, cinematographer, and editor of this film), something he would only perfect as time went by, in a more sophisticated, yet just as effective, way. Already in his first film, Nolan uses the recurring resource in his filmography of a non-linear narrative (meaning it doesn't have a well-defined beginning, middle or ending), making the film a huge puzzle for the viewer to put together. To some people, the use of a non-chronological order in a film may make it a bit confusing, but don't be mistaken, Nolan makes a perfect use of this resource in “Following”, and this type of narrative turned out to be an even better fit for his next project, “Memento”, but that's a whole other story. Nolan's script is short, precise, and very well-written. It makes use of plot twists and imagery that may look weird and confusing at first, but when the final credits start rolling, you wonder how the director had a good train of thought while writing this story. The film goes forwards and backwards in time several times, and unlike what happens with a lot of movies, “Following” doesn't leave you confused with this aspect, it just leaves you more curious to know what happens after each scene. For the devout fans of Christopher Nolan, “Following” may seem a strange place to start a filmography, but those who like a good story and like to put together movie scenes like a puzzle will finish watching it with a smile on their faces, witnessing something the director would only perfect as time went by.)



O elenco principal desse filme é composto por apenas 4 pessoas, e todas elas trabalham muito bem. O desenvolvimento do personagem do Jeremy Theobald é o mais evidente de se ver, o ator trabalha muito bem transitando entre uma natureza mais inocente e outra mais consciente. O Alex Haw interpreta um vilão muito bem construído, que tem um nome bem parecido com um outro personagem do diretor. A personagem da Lucy Russell foi a que mais me impressionou no filme, porque ela começa como uma mulher inocente, mas com o passar do filme, você só sabe que tem alguma coisa a mais rolando com aquela personagem. E por fim, temos o John Nolan, que é tio do diretor, que faz um bom trabalho narrando o filme junto com o protagonista. É importante notar que todos os atores desse filme são desconhecidos, o que dá um ponto a mais para o diretor, por ser capaz de achar talentos não consolidados, mas que trabalham muito bem com o que é dado a eles.
(The main cast in this film is composed by only 4 actors, and all of them work really well. The development of Jeremy Theobald's character is the most evident one to see, he works really well with transitioning from a more naive nature to a more conscious one. Alex Haw portrays a well-developed villain, who shares his name with another character in a Nolan film. Lucy Russell's character was the one that impressed me the most in the film, as she starts off as an innocent woman, but as the film moves forward, you just know that there's something else going on with that character. And at last, we have John Nolan, the director's uncle, who does a good job narrating the film along with the main character. It's important to note that all the actors in this film are not well-known, which only marks another score for the director, for being able to find talents who aren't famous, but that work really well with what's given to them.)



Agora, nos aspectos técnicos, é onde Christopher Nolan brilha, de forma até inesperada. Como o diretor de fotografia do filme, Nolan faz as escolhas sábias de rodar o filme em preto e branco e em 16 milímetros, o que reflete e fortalece a crueza e o mistério do enredo, pertencente ao gênero film noir, conhecido por contar histórias dramáticas sobre crimes, o que combinou perfeitamente com a proposta que “Following” quis trazer. Outro fato interessante sobre a fotografia do filme é que, pelo fato do orçamento ser curto demais, a iluminação foi completamente natural. Outro triunfo técnico do diretor aqui é a montagem, que é significativamente mais difícil de fazer com uma narrativa não-linear, mas Nolan acerta em cheio na ordem que as cenas do filme são apresentadas ao espectador, e as pequenas pausas entre uma cena e outra dão tempo suficiente para o espectador ir organizando as cenas em uma ordem linear e cronológica, o que é uma das melhores coisas sobre o filme, esse ato de “montar” o roteiro como se fosse um quebra-cabeça, algo que o diretor só iria melhorar com a prática em seus próximos projetos. Eu achei a trilha sonora do David Julyan bem interessante, foi algo bem parecido com os trabalhos do Angelo Badalamenti para os filmes do David Lynch, em especial “Cidade dos Sonhos”, que, assim como “Following”, é pertencente ao gênero film noir.
(Now, in the technical aspects, is where Christopher Nolan shines, in a surprisingly unexpected way. As the film's cinematographer, Nolan makes the wise choices of filming it in black-and-white and in 16mm, which reflects and strengthens the rawness and the mystery of the script, which belongs to the film noir genre, known for telling dramatic crime stories, which fits perfectly with the proposition that “Following” wanted to bring. Another interesting fact about the film's cinematography is that, as the budget was too short, they used only available lighting. Another technical triumph by the director here is the editing, which is significantly harder to do with a non-linear narrative, but Nolan knocks it out of the park in the order in which the scenes are presented to the viewer, and the small pauses between one scene and another give the viewer enough time to organize the scenes in a linear and chronological order, which is one of the best things about the film, this act of “putting” the script “together” like a puzzle, something Nolan would only get better at in his next projects. I found David Julyan's score to be quite interesting, it reminded me a lot of Angelo Badalamenti's scores to the works of David Lynch, especially “Mulholland Drive”, which, as well as “Following”, belongs to the film noir genre.)



Resumindo, “Following” é mais uma prova de que não é preciso de um orçamento gigantesco e atores de primeira linha para contar uma boa história. Christopher Nolan faz uso de um roteiro muito bem escrito, talentos bons não consolidados, e aspectos técnicos que fazem de seu filme de estreia um verdadeiro quebra-cabeça para os espectadores, e um presente para os fãs devotos do diretor.

Nota: 9,5 de 10!

É isso, pessoal! Espero que tenham gostado! Até a próxima,
João Pedro

(In a nutshell, “Following” is yet another proof that you don't need a gigantic budget and A-list actors to tell a good story. Christopher Nolan makes use of a very well-written script, good non-consolidated talents, and technical aspects that make his directorial debut a real puzzle for viewers to put together, and it's one hell of a treat for devout Nolan fans.

I give it a 9,5 out of 10!!

That's it, guys! I hope you liked it! See you next time,
João Pedro)



Vocês podem assistir ao filme completo legendado no vídeo abaixo:
(You can watch the full movie with Portuguese subtitles in the video below:)



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