Translate

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Oscar 2018: Apostas e Previsões - Categorias Principais - Parte 3: Atuações (Bilíngue)

E não se esqueçam de curtir a página do blog no Facebook:
(And don't forget to like the blog's Facebook page:)
https://www.facebook.com/NoCinemaComJoaoPedroBlog/

4 – MELHOR ATOR (BEST ACTOR IN A LEADING ROLE)

QUEM VAI E MERECE GANHAR: GARY OLDMAN, POR “O DESTINO DE UMA NAÇÃO”
(WHO WILL AND DESERVES TO WIN: GARY OLDMAN, FROM “DARKEST HOUR”)
Apesar que foi uma surpresa, particularmente, pra mim, de “O Destino de uma Nação” ser indicado ao prêmio principal da noite, não foi surpresa que a atuação de Gary Oldman estaria entre os indicados a Melhor Ator. Encarnando o ex-primeiro ministro da Inglaterra Winston Churchill, debaixo de uma maquiagem extremamente bem-feita, pois parece mesmo que Oldman é Churchill, o ator traz vida ao filme de Joe Wright, mais conhecido por “Orgulho e Preconceito”, com momentos tensos e cômicos, e com particularmente, uma cena, pra mim, que já valeu o filme inteiro. Eu gostei bastante de “O Destino de uma Nação”, mas a atuação de Gary Oldman, é, pra mim, uma das melhores representações de figuras reais em filmes dos últimos tempos, e ele, depois de sua primeira indicação pelo fantástico “O Espião que Sabia Demais”, pode e merece ganhar sua primeira estatueta do Oscar.
(Though it was a particular surprise, for me, that “Darkest Hour” got nominated for the main award of the evening, it wasn't a surprise that Gary Oldman's performance would be between the nominees for Best Actor. Incarnating the former Prime Minister of England, Winston Churchill, underneath heavy and extremely well-made makeup, which really makes it feel like Oldman is Churchill, the actor gives life to the film directed by Joe Wright, most known for “Pride and Prejudice”, with tense and funny moments, and with a scene, that in my opinion, is worth the entire ride. I really liked “Darkest Hour”, but Gary Oldman's performance is, for me, one of the best representations of real life figures in film in these past years, and he, after his first nomination for the fantastic “Tinker Tailor Soldier Spy”, can and deserves to win his first Academy Award.)



OS OUTROS INDICADOS (THE OTHER NOMINEES):
  • Timothée Chalamet, Me Chame pelo Seu Nome (Call Me By Your Name)
  • Daniel Kaluuya, Corra! (Get Out)
  • Daniel Day-Lewis, Trama Fantasma (Phantom Thread)
  • Denzel Washington, Roman J Israel Esq.

QUEM PODERIA TER SIDO INDICADO, MAS NÃO FOI (WHO COULD HAVE BEEN NOMINATED, BUT WASN'T):
  • James Franco, Artista do Desastre (The Disaster Artist)
    (Isso sim é que é esnobada! (Now, that is a snub!)
  • Hugh Jackman, Logan


5 – MELHOR ATRIZ (BEST ACTRESS IN A LEADING ROLE)

QUEM VAI GANHAR: FRANCES MCDORMAND, POR “TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME”
(WHO WILL WIN: FRANCES MCDORMAND, FROM “THREE BILLBOARDS OUTSIDE EBBING, MISSOURI”)

É inegável que Frances McDormand entrega uma das suas melhores performances no novo filme de Martin McDonagh. Depois de papéis coadjuvantes em outros filmes, alguns de seu próprio marido e do irmão dele (Irmãos Coen), ela finalmente achou um papel digno de vários prêmios, os quais ela continua ganhando. Ela é brutal, destruidora, vingativa, em alguns poucos momentos, sensível, e quando necessário, violenta como Mildred Hayes. O filme possui um elenco coadjuvante de peso (constituído pelos também indicados Sam Rockwell e Woody Harrelson), mas Frances é o coração e alma do drama lotado de humor negro. Ela ganhou todos os prêmios de atuação imagináveis por esse filme (Globo de Ouro, BAFTA, SAG, e por aí vai), e seria até justo ela ganhar o Oscar, pois sinceramente, eu AMEI a atuação da Frances!! E não seria a primeira vez que ela leva a estatueta, pois ela já ganhou uma pelo papel inesquecível de Marge Gunderson em Fargo, dos Irmãos Coen.
Frances McDormand arrasou, e isso é um fato.
(It's undeniable that Frances McDormand delivers one of her best performances in Martin McDonagh's new film. After several supporting roles in other films, some of them directed by her husband and his brother (The Coen Brothers), she finally found an award-worthy role, which she keeps receiving acclaim from. She's brutal, destructive, vindictive, in some moments, sensitive, and when necessary, violent as Mildred Hayes. The film has a heavy supporting cast (built by the also nominated Sam Rockwell and Woody Harrelson), but Frances is the heart and soul of the dark humored drama. She won every acting award you can imagine because of this film (Golden Globe, BAFTA, SAG, and so it goes), and it would be even fair to give her the award, because honestly, I LOVED Frances' performance! And it wouldn't be the first time she gets the award, as she won because of the unforgettable role of Marge Gunderson in the Coen Brothers' Fargo. Frances McDormand nailed it, and that's a fact.)




QUEM EU QUERIA QUE GANHASSE: SALLY HAWKINS, POR “A FORMA DA ÁGUA”
(WHO I WISH THAT COULD WIN: SALLY HAWKINS, FROM “THE SHAPE OF WATER”)

Não sei se foi porque o papel de Hawkins como Elisa em A Forma da Água era sem falas e apenas com sinais, mas eu (EU) me simpatizei bem mais com a Sally do que com a Frances. Pelo fato da personagem ser muda, Hawkins deixa o trabalho inteiro para suas expressões faciais. Ela consegue transmitir qualquer expressão possível nesse filme: felicidade, tristeza, raiva, curiosidade, frustração, indignação, suplício, compaixão, medo, coragem, etc., tudo sem dizer UMA. ÚNICA. PALAVRA. Eu vou deixar uma coisa bem clara aqui: a Sally merecia o Oscar desde “Simplesmente Feliz”, de Mike Leigh, ao interpretar a ultra-otimista Poppy. Ela foi indicada por Blue Jasmine, o qual eu ainda não vi, em Melhor Atriz Coadjuvante, então não é a primeira vez que ela é reconhecida pela Academia. Ela também merecia pelo menos uma indicação pelo independente “Maudie”, mas não foi dessa vez. Eu me apaixonei pela Elisa, me preocupei, me importei com a personagem durante as duas horas de filme, coisa que, infelizmente, não aconteceu com Mildred Hayes, protagonista de “Três Anúncios...”. O negócio é assim: se a Frances ganhar, não vou ficar surpreso, pois como dito acima, a atriz simplesmente detona, mas se a Sally ganhar, vai ser a entrega do prêmio para o Guillermo del Toro tudo de novo (Risos)... A Forma da Água é simplesmente sensacional, e Sally, assim como Frances em “Três Anúncios”, é o coração e alma do novo conto de fadas de Guillermo del Toro, e assim como eu queria que o filme ganhasse o prêmio principal, queria muito que a Sally ganhasse.
(I don't know if it's because Hawkins' role as Elisa in The Shape of Water didn't have any lines and there was only sign language, but I (I) sympathized a lot more with Sally than with Frances. By the fact of the character being mute, Hawkins leaves the entire job to her facial expressions. She can deliver any possible expression in this movie: happiness, sadness, anger, curiosity, frustration, indignation, torment, compassion, fear, courage, etc., all without saying ONE. SINGLE. WORD. I'll make something very clear here: Sally deserved an Oscar since Mike Leigh's “Happy-Go-Lucky”, by interpreting the super optimistic Poppy. She got nominated because of Blue Jasmine, which I didn't see yet, for Best Supporting Actress, so it isn't the first time she is recognized by the Academy. She also deserved at least a nomination because of the independent film “Maudie”, but it didn't work out that way. I fell in love with Elisa, I worried and cared about her during the 2-hour running time, something that, unfortunately, did not happen with Mildred Hayes, protagonist of “Three Billboards...”. Here's the thing: if Frances wins, I won't be surprised, because, as said above, she simply rocks, but if Sally wins, it will be me giving a prize to Guillermo del Toro all over again (LOL)... The Shape of Water is simply spellbinding, and Sally, just like Frances in “Three Billboards”, is the heart and soul of Guillermo del Toro's new fairy tale, and just like I wish the film could win the main award, I wish Sally could win Best Actress.)




AS OUTRAS INDICADAS (THE OTHER NOMINEES):
  • Margot Robbie, Eu, Tonya (I, Tonya)
  • Saoirse Ronan, Lady Bird
  • Meryl Streep, The Post

QUEM PODERIA TER SIDO INDICADA, MAS NÃO FOI (WHO COULD HAVE BEEN NOMINATED, BUT WASN'T):
  • Brooklynn Prince, Projeto Flórida (The Florida Project)


6 – MELHOR ATOR COADJUVANTE (BEST ACTOR IN A SUPPORTING ROLE)

QUEM VAI E MERECE GANHAR: SAM ROCKWELL, POR “TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME”
(WHO WILL AND DESERVES TO WIN: SAM ROCKWELL, FROM “THREE BILLBOARDS OUTSIDE EBBING, MISSOURI”)

Assim como McDormand, Rockwell entrega uma das melhores atuações de sua carreira desde “À Espera de Um Milagre”, de 1999, e “O Verão da Minha Vida”, de 2013. O policial Dixon é corrupto, violento, não leva desaforo pra casa, e tem uma boca bem suja. (Risos) Graças ao roteiro de Martin McDonagh, Rockwell interpreta o personagem com maestria e faz uma dupla improvável e imprevisível com McDormand em “Três Anúncios...”. Ele, assim como McDormand, levou todos os prêmios imagináveis por sua atuação (Globo de Ouro, BAFTA, SAG, Critics' Choice, etc.), e é bem provável que em sua primeira indicação, e merecidíssima, Rockwell leve o seu primeiro Oscar para casa.
(Just like McDormand, Rockwell delivers one of his best performances since The Green Mile and The Way Way Back. Officer Dixon is corrupt, violent, does not take any crap from anybody, and he has a real potty mouth. (LOL) Thanks to Martin McDonagh's script, Rockwell plays the character in a spectacular way and makes an unlikely and unpredictable duo with McDormand in “Three Billboards...”. He, just like McDormand, won every possible award for his performance (Golden Globe, BAFTA, SAG, Critics' Choice, etc.), and it is very likely that in his first, really well-deserved nomination, Rockwell takes his first Oscar home.)



OS OUTROS INDICADOS (THE OTHER NOMINEES):
  • Woody Harrelson, Três Anúncios para um Crime (Three Billboards outside Ebbing, Missouri)
  • Richard Jenkins, A Forma da Água (The Shape of Water)
  • Willem Dafoe, Projeto Flórida (The Florida Project)
  • Christopher Plummer, Todo o Dinheiro No Mundo (All The Money in the World)

QUEM PODERIA TER SIDO INDICADO, MAS NÃO FOI (WHO COULD HAVE BEEN NOMINATED, BUT WASN'T):
  • Ray Romano, Doentes de Amor (The Big Sick)
  • Patrick Stewart, Logan
  • Michael Stuhlbarg, Me Chame Pelo Seu Nome (Call Me By Your Name)


7 – MELHOR ATRIZ COADJUVANTE (BEST ACTRESS IN A SUPPORTING ROLE)

QUEM VAI E MERECE GANHAR: ALLISON JANNEY, POR “EU, TONYA”
(WHO WILL AND DESERVES TO WIN: ALLISON JANNEY, FROM “I, TONYA”)

Eu, Tonya é um filme com um roteiro inteligente, uma trilha sonora embalada em clássicos, uma edição muito bem feita, e atuações dignas de prêmios. Margot Robbie arrasa como a patinadora Tonya Harding, mas quem realmente fica com o holofote é Allison Janney, que interpreta a mãe de Tonya, LaVona Golden. Ela, assim como o policial Dixon de “Três Anúncios...”, é bem boca suja, e força sua filha de um pouco mais de 4 anos a começar a patinar o mais cedo possível, assim como a castigaria se houvesse um passo errado. É tipo o pai dos Jackson 5, mas na versão feminina. (Risos) As partes mais engraçadas com Janney ficam por conta das entrevistas no presente, nas quais ela sempre fica com um passarinho no ombro, e isso traz mais um aspecto cômico para o filme. Graças ao roteiro de Steven Rogers, Janney, conhecida pela série de comédia Mom, entrega uma de suas melhores performances aqui, e por isso, ela merece o prêmio.
(I, Tonya is a film with a clever script, a nostalgic soundtrack, very good editing, and award-worthy performances. Margot Robbie nails it as skater Tonya Harding, but who really gets the spotlight is Allison Janney, who plays Tonya's mother, LaVona Golden. She, just like Officer Dixon in “Three Billboards...”, is a real potty mouth, and she forces her 4-year-old daughter to start skating as soon as possible, punishing her if there was a wrong step. She's like the Jackson 5's father, but a female version of him. (LOL) The funniest parts with Janney are the present interview scenes, where she has a little bird on her shoulder, which brings another funny aspect in the film. Thanks to Steven Rogers' script, Janney, known for the comedy series Mom, delivers one of her best performances here, and for that, she deserves the award.)



AS OUTRAS INDICADAS (THE OTHER NOMINEES):
  • Lesley Manville, Trama Fantasma (Phantom Thread)
  • Laurie Metcalf, Lady Bird
  • Mary J. Blige, Mudbound
  • Octavia Spencer, A Forma da Água (The Shape of Water)

QUEM PODERIA TER SIDO INDICADA, MAS NÃO FOI (WHO COULD'VE BEEN NOMINATED, BUT WASN'T):

  • Holly Hunter, Doentes de Amor (The Big Sick)
    (Se ela tivesse sido indicada, ela teria ganhado. (If she had been nominated, she would've won the Oscar.))
  • Dafne Keen, Logan
  • Bria Vinaite, Projeto Flórida (The Florida Project)
  • Millicent Simmonds, Sem Fôlego (Wonderstruck)

Nenhum comentário:

Postar um comentário