Translate

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Animações Diferentes - "The Promised Neverland": uma série tensa e viciante que deixa o espectador faminto por mais (Bilíngue)

 E não se esqueçam de curtir e seguir o blog nas redes sociais:

(And don't forget to like and follow the blog in social medias:)

Facebook: https://www.facebook.com/NoCinemaComJoaoPedroBlog/

Twitter: @nocinemacomjp2

Instagram: @nocinemacomjp


E aí, meus caros cinéfilos! Tudo bem com vocês? Estou de volta, para dar continuidade à nossa postagem especial sobre animações diferentes. Na resenha de hoje, irei analisar uma obra que me surpreendeu bastante: uma série de animação japonesa que, em sua primeira temporada de 12 episódios, conseguiu me prender à história e aos seus personagens até o último minuto, me deixando faminto por mais. Então, sem mais delongas, vamos falar sobre uma joia escondida no catálogo da Netflix: “The Promised Neverland”. Vamos lá!

(What's up, my dear film buffs! How are you guys doing? I'm back, in order to continue with our special post on different works of animation. In today's review, I'll analyze something that took me by surprise: a Japanese animated series that, in its 12-episode first season, kept me hooked to the story and its characters until the very last minute, leaving me hungry for more. So, without further ado, let's talk about a hidden gem in your Netflix catalog: “The Promised Neverland”. Let's go!)



Ambientado no ano de 2045, a série acompanha Emma (voz original de Sumire Morohoshi), Norman (voz original de Maaya Uchida) e Ray (voz original de Mariya Ise), as três crianças mais inteligentes do orfanato em que vivem, onde a vida é feliz e pacífica. Mas essa paz logo é interrompida quando Emma e Norman descobrem um segredo terrível sobre a morada deles. Então, os três bolam um plano para fugirem do orfanato, juntamente com as outras crianças.

(Set in the year 2045, the series follows Emma (originally voiced by Sumire Morohoshi), Norman (originally voiced by Maaya Uchida) and Ray (originally voiced by Mariya Ise), the three smartest children in the orphanage they live in, where life is happy and peaceful. But that peace quickly ceases when Emma and Norman discover a horrible secret on their so-called “home”. So, the three of them come up with a plan to escape the orphanage, along with the other children.)



Ok, para começar, eu nunca fui muito fã de séries de anime. Até eu ter terminado de assistir “The Promised Neverland” ontem, o único anime seriado que assisti por completo foi “Your Lie in April” (obrigado pela dica, Gabriel!). Eu sempre gostei mais de filmes de animação japoneses, nos estilos do Studio Ghibli e do diretor Makoto Shinkai, obras mais contidas, sem tantos desdobramentos. Mas “The Promised Neverland” veio me mostrar o quanto eu estava perdendo, ao não investir em animes episódicos. Acho que não vai ser um exagero se eu falar que essa é uma das melhores séries de animação que eu já vi na vida, porque é simplesmente incrível. A história é bem original (tão original que já foi anunciada uma adaptação live-action americana para a Amazon Prime Video), e os personagens são muito bem desenvolvidos. Quem me conhece sabe que eu AMO tramas de suspense e terror onde os mocinhos são crianças, então “The Promised Neverland” foi um verdadeiro achado para mim. O passo do roteiro faz um equilíbrio perfeito entre momentos mais contemplativos (que fazem o espectador se importar e se investir emocionalmente com os personagens), e momentos mais ágeis (que conseguem nos manter grudados no sofá, com os olhos vidrados na tela). Os personagens são cheios de camadas, deixando o espectador constantemente pensativo sobre se eles estão do mesmo lado ou não, e essa indecisão por parte dos protagonistas e coadjuvantes adiciona um fator extra de tensão à trama, sem contar as múltiplas reviravoltas chocantes presentes no decorrer dos sucintos 12 episódios na primeira temporada. Não vou tratar de spoilers aqui, mas é uma série bem sombria, sem ser propriamente assustadora. Ela tem mais tensão do que cenas grotescas de horror e violência, e se fosse o contrário, eu duvido que teria surtido o mesmo efeito em mim. A propósito, foi a tensão presente ao longo de cada episódio que me prendeu cada vez mais à trama, que me fez ficar cada vez mais preocupado e emocionalmente investido com os personagens. Outra coisa que me deixou bem impressionado foi a carga emocional que a história e seus protagonistas carregam. Pois além de uma ótima história de suspense, “The Promised Neverland” trata de temas importantes e sempre presentes na mentalidade de uma criança órfã: esperança, anseio, a busca de um lar para chamar de seu. É um roteiro verdadeiramente emocionante, e eu adorei como os roteiristas conseguiram estabelecer a mudança drástica e a oscilação entre as emoções dos personagens, devido ao desenrolar da trama. Como último destaque no roteiro, gostaria de ressaltar a qualidade dos finais de todos os 12 episódios. Cada capítulo de aproximadamente meia hora termina em um momento onde você pensa para si mesmo: “MEU DEUS, EU PRECISO VER PRA ONDE ESSA HISTÓRIA VAI.”, o que colabora para uma viciante maratona que, ao final, te deixará faminto por mais.

(Okay, for starters, I never was a big fan of anime series. Until I finally finished watching “The Promised Neverland” yesterday, the only serialized anime I had watched was “Your Lie in April” (thanks for the tip, Gabriel!). I always enjoyed Japanese animated movies a lot more, as in Studio Ghibli films and the work of Makoto Shinkai, more contained animation work, without many complexities to the story. But “The Promised Neverland” came to show me what I was missing on, by not investing a lot in episodic anime. I don't think it'll be an overreaction if I say that this is one of the best animated shows I've ever seen in my entire life, simply because it's freaking amazing. The story is very original (so original, that an American live-action adaptation for Amazon Prime Video has already been greenlit), and the characters are very well-developed. Who knows me knows that I LOVE thriller-horror plots where the good guys are children, so “The Promised Neverland” fit like a glove for me. The script's pacing perfectly balances more contemplating moments (that make the viewer care and emotionally invest in the characters) and more agile moments (which makes us remain seated with our eyes glued to the screen). The characters are composed of several layers, leaving the viewer constantly wondering if they're on the same side or not, and that indecision from the main and supporting characters adds an extra factor of tension to the plot, without counting the several shocking plot twists throughout the first season's 12 succint episodes. I will not deal with spoilers here, but this can be a really dark show, without being properly scary. It carries way more tension than grotesque scenes of horror and violence, and if it was the other way around, I doubt that it would've had the same effect on me. By the way, it was the tension present in each episode that hooked me more and more to the plot, that left me getting more and more worried and emotionally invested to the characters. Another thing that really impressed me was the emotional package the story and its protagonists carry. Because besides being a great thriller story, “The Promised Neverland” deals with important, ever-present themes in the mentality of an orphan child: hope, longing, searching for a home to call your own. It's a truly emotional script, and I loved how the screenwriters managed to establish the drastic change and oscillation between the characters' emotions, due to the plot's unfolding. As a last highlight on the script, I'd like to reinforce the quality of the ending of all 12 episodes. Each chapter, which runs approximately at 30 minutes, ends on a moment where you think to yourself: “OH MY GOD, I NEED TO KNOW WHERE THIS STORY'S GOING.”, and those thoughts collaborate for an addictive binge-watch that, by the end, will leave you hungry for more.)



Quando você pensa em crianças abaixo da idade adolescente em animes, vários estereótipos surgem à mente: infantis, birrentos, burros, são desesperados por atenção, e muito mais. Os personagens mirins de “The Promised Neverland” pegam esses estereótipos e os viram do avesso. Os 3 protagonistas (Emma, Norman e Ray) são algumas das crianças mais inteligentes que eu já vi em qualquer tipo de mídia. São espertas, sigilosas, ágeis, e são apresentados com escolhas surpreendentemente difíceis ao longo da primeira temporada, até para um adulto. O jeito com que eles lidam com suas próprias emoções após descobrirem o segredo mencionado na sinopse é de quebrar o coração. Além do trio principal, temos Don e Gilda, que começam sendo meio duvidosos, mas vão ficando cada vez mais interessantes perto do final. Esse, certamente, deve ser o elenco infantil mais multidimensional que eu já vi, porque até as crianças com menos de 5 anos têm camadas emocionais pelas quais o espectador definitivamente não esperava. E, por fim, temos os antagonistas, que possuem um desenvolvimento tão profundo que me deixou bastante surpreso. Alguns são mais discretamente sinistros, outros assustadores só de olhar, mas todos conseguem causar aquele calafrio na espinha do espectador, o que, em obras de suspense, é sempre (SEMPRE.) um baita ponto positivo.

(When you think about kids below teen age in anime, various stereotypes come to mind: they're childish, always crying, stupid, desperate for attention, and it goes further. The child characters in “The Promised Neverland” take these stereotypes and turn them upside down. The three main character (Emma, Norman and Ray) are some of the smartest kids I've ever come across in any type of media. They're clever, stealthy, agile, and they're presented with surprisingly hard choices to make throughout the first season, hard even for an adult. The way they deal with their own emotions after finding out the secret mentioned in the synopsis is heartbreaking. Besides the main trio, we have Don and Gilda, who start off as doubtful, but get more and more interesting near the ending. This, certainly, might be the most multi-dimensional child cast I've ever seen, because even the 5-year-olds have emotional layers, which the viewer definitely did not see coming. And, at last, we have the antagonists, and their character development is so deep and well-planned, it left me pretty surprised. Some are more discreetly sinister, others are scary just by looking at them, but all of them manage to make the viewer's spine tingle, which, in works of suspense, is always (ALWAYS.) one hell of an advantage.)



Toda animação japonesa que vi até agora impressiona bastante nos aspectos técnicos, e “The Promised Neverland” não é uma exceção. Os visuais são lindos, as paisagens são de tirar o fôlego. O método de animação utilizado é uma mistura bem orgânica entre animação tradicional e CGI, o que acaba dando mais profundidade aos cenários interiores da ambientação. A direção de arte tem uma estética bem rústica, e uma paleta de cores bem limpa, o que acaba encaixando perfeitamente com a proposta de paz e serenidade que a ambientação deseja impor ao seu elenco de personagens. Eu simplesmente amo como as trilhas sonoras de animações japonesas não parecem ter sido feitas por só uma pessoa, mas sim por uma verdadeira orquestra. Vários instrumentos se juntam aqui para acentuar a tensão ou o caráter emocional de uma cena, através de belas composições musicais clássicas. Me lembrou bastante do trabalho do Joe Hisaishi para os filmes do Studio Ghibli. Eu gostei bastante da maneira em que os episódios foram divididos. Cronologicamente, cada episódio se passa em um dia (cuja data é exposta no título), colaborando para tramas individuais bem contidas que, quando combinadas em uma temporada, se tornam um super-enredo muito bem elaborado.

(Every Japanese animation I've seen so far is really impressive on the technical aspects, and “The Promised Neverland” is no exception. The visuals are stunning, the landscapes are breathtaking. The animation method is a very organic mix between traditional animation and CGI, which ends up giving more depth to the setting's interior scenarios. The art direction has a really rustic-like aesthetic, and a very clean color palette, which ends up being a perfect fit for the proposition of peace and serenity the setting wishes to impose in its cast of characters. I simply love how the scores in Japanese animated films and shows don't sound like they were composed by a person, but by an entire orchestra. Several instruments come together here to enhance the tension or the emotional feel of one scene, through beautiful classic musical compositions. It reminded me a lot of Joe Hisaishi's work for Studio Ghibli's films. I really liked the way the episodes were divided. Chronologically, each episode is set in the course of one day (the date is exposed in the title), which collaborates for pretty contained individual plots that, when combined into one season, become a very well elaborated super-plot.)



Resumindo, “The Promised Neverland” é uma obra-prima. Tensa, engajante, emocionante, e com personagens muito bem desenvolvidos, essa série de animação japonesa manterá o espectador concentrado e emocionalmente investido em sua trama até o final, o qual o deixará faminto por mais. É uma das melhores séries de animação que eu já vi, e uma joia escondida no seu catálogo da Netflix! Que venha a segunda temporada!

Nota: 10 de 10!!

É isso, pessoal! Espero que tenham gostado! Até a próxima,

João Pedro

(In a nutshell, “The Promised Neverland” is a masterpiece. Tense, engaging, thrilling, and with very well developed characters, this Japanese animated series will keep the viewer focused and emotionally invested in its plot all the way through the end, which will leave him hungry for more. It's one of the best animated shows I've ever seen, and a hidden gem in your Netflix catalog! I need the second season!

I give it a 10 out of 10!!

That's it, guys! I hope you liked it! See you next time,

João Pedro)


2 comentários: