Translate

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Especial Nolan - "Dunkirk": uma experiência imersiva na atmosfera melancólica da Segunda Guerra Mundial (Bilíngue)

E não se esqueçam de curtir e seguir o blog nas redes sociais:

(And don't forget to like and follow the blog in social medias:)

Facebook: https://www.facebook.com/NoCinemaComJoaoPedroBlog/

Twitter: @nocinemacomjp2

Instagram: @nocinemacomjp


E aí, meus caros cinéfilos! Tudo bem com vocês? Estou de volta, para finalmente trazer para vocês a última parte da nossa postagem especial sobre o trabalho de Christopher Nolan. Uma das obras mais curtos da carreira do diretor, o décimo filme de Nolan consegue retratar as consequências emocionais da guerra de forma perfeitamente melancólica, por meio de uma experiência audiovisual imersiva e impactante. Então, sem mais delongas, vamos falar sobre “Dunkirk”. Vamos lá!

(What's up, my dear film buffs! How are you guys doing? I'm back, in order to finally bring to you the final part in our special post on the work of Christopher Nolan. One of the director's shortest-running work, Nolan's tenth film manages to portray the emotional consequences of war in a perfectly melancholic way, through an immersive, impactful audiovisual experience. So, without further ado, let's talk about “Dunkirk”. Let's go!)



O filme é ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, onde a Alemanha avança rumo à França e cerca as tropas aliadas nas praias de Dunkirk. Sob cobertura aérea e terrestre das forças britânicas e francesas, as tropas são lentamente evacuadas da praia.

(The film is set during World War II, where Germany heads towards France and surrounds Allied troops around the beaches of Dunkirk. Under air and land protection from the British and French forces, the troops are slowly evacuated from the beach.)



Esse foi o único filme de Christopher Nolan que tive o prazer de ver no cinema, e até hoje, fico feliz em ter escolhido assistir a ele do que “Em Ritmo de Fuga”, para fechar minhas férias de 2017 com chave de ouro. Não estava com minhas expectativas muito altas, por causa do gosto meio amargo que a minha primeira vez vendo “Interestelar” deixou, mas todos esses preconceitos rapidamente se dissiparam na hora em que as luzes se apagaram na sala e assisti à “Dunkirk”. Para os desavisados, esse não é aquele tipo de filme de guerra cujo foco é a ação; tanto que, mesmo que as cenas de ação sejam excelentes e tensas, são bem poucas. O roteiro é escrito pelo próprio diretor, e ele faz um trabalho muito bom em retratar as emoções que passam na cabeça daqueles que se envolveram, de algum modo, na guerra. O medo, o desespero, a agonia, a tristeza, a tensão enervante sentida quando, em qualquer momento, sua tropa pode ser bombardeada pelo exército inimigo. Tanto que nem se pode dizer que o roteiro desenvolve bem seus personagens individualmente, porque o “personagem principal” da trama é a guerra em si, e, dentro dessa caracterização, são exploradas as consequências e cicatrizes que ela deixa na vida das pessoas. Nesse ponto, é um filme de guerra excelente. Claro, “Dunkirk” não tem metade da brutalidade que “Até o Último Homem” ou os primeiros minutos de “O Resgate do Soldado Ryan” têm, mas o espectador se sente imerso na atmosfera melancólica da guerra, em cada situação difícil, claustrofóbica, e aparentemente impossível que as tropas Aliadas tiveram que passar. Através dessas situações, nós somos repetidamente induzidos a torcer pela sobrevivência dessas pessoas, e mesmo que nenhum desses personagens seja desenvolvido de uma forma mais profunda, eles ganham o respeito e a simpatia do espectador. Assim como todos os filmes de Christopher Nolan, o tempo de duração, mesmo que curto (1 hora e 46 minutos, aproximadamente), é aproveitado ao máximo. Cada segundo merece a nossa atenção. Algo que realmente gostei em “Dunkirk” em relação aos filmes mais recentes do diretor, é o retorno do uso da narrativa não-linear. O filme tem basicamente 3 pontos de vista principais: o molhe, onde se encontram as tropas Aliadas; o mar, onde acompanhamos barcos de lazer atarefados para o resgate das tropas em Dunkirk; e o ar, onde acompanhamos pilotos de caça tentando proteger as tropas de bombardeios nas praias e nos destróieres. E o filme transita entre esses pontos de vista com perfeição, tanto que em algumas vezes, o mesmo evento é visto por perspectivas distintas, fazendo o espectador pensar “Ah, então foi aí que tal personagem foi parar! Esse Nolan é gênio demais!”. Como dito anteriormente, “Dunkirk”, apesar de não concentrar nisso, possui cenas de ação bem tensas, que fazem o espectador ficar roendo as unhas de ansiedade pelo resultado final. O tempo de duração curto é usado de forma tão perfeita, que o passo da história nos dá a impressão de que estamos testemunhando uma contagem regressiva para um evento potencialmente desastroso, o que nos enche de ansiedade para que essas tropas consigam ser resgatadas o mais rápido possível, algo muito similar ao que aconteceu no enredo de “1917”, dirigido por Sam Mendes, envolvendo a missão que precisa ser cumprida pelos dois protagonistas. Resumindo, o roteiro de “Dunkirk” é conciso, tenso e engajante, fazendo um uso inteligente da narrativa não-linear para inserir o espectador dentro da atmosfera melancólica da Segunda Guerra Mundial.

(This was the only Christopher Nolan film I was lucky enough to see in theaters and, to this day, I'm glad I chose this film rather than “Baby Driver” to finish off my 2017 vacation period with a bang. My expectations for it weren't really high, because of the bitter taste that my first viewing of “Interstellar” left on me, but all these prejudices quickly faded away when the lights went out on the movie theater and I watched “Dunkirk”. For those who still don't know, this isn't one of those war films focused on the action of it; to prove that, even though the action scenes in it are excellent and tense; there are very few of them. The screenplay was written solely by the director himself, and he does a really great job in portraying all the emotions that go through the heads of people that, somehow, got involved in war. Fear, despair, agony, sadness, the unnerving tension that's felt when, at any moment, your troop can be attacked by the enemy. The atmosphere is so immersive, that you can't say that its characters are well-developed individually, as the plot's main “character” is the War itself and, inside that characterization, all the consequences and scars it leaves on people are perfectly explored. In that point, it is an excellent war film. Of course, “Dunkirk” doesn't have half the brutality that “Hacksaw Ridge” or the first minutes of “Saving Private Ryan” have, but the viewer feels immersed into the War's melancholic atmosphere, going through every hard, claustrophobic and apparently impossible situation these people need to go through. Through these situations, we are repeatedly induced into hoping for the characters' survival, and even though none of them is developed in a deeper way, they end up winning the viewer's respect and sympathy. Just like every Christopher Nolan film, its running time, albeit short (1 hour and 46 minutes, approximately), is extremely concise. Every single second deserves the viewer's attention. Something I really liked about “Dunkirk” regarding Nolan's more recent films was the return of the use of a non-linear narrative. It has basically 3 main points of view: the mole, where the Allied troops are at; the sea, where we follow pleasure boats tasked with rescuing the troops in Dunkirk; and the air, where we follow fighter pilots trying to protect their troops from bombs on land and in the destroyers. And the film transitions between these points of view perfectly, in a way that, sometimes, the same event is seen through different perspectives, making the viewer think “Oh, so that's where that character ended up in! God, this Nolan guy's a genius!”. As previously said, “Dunkirk”, although it doesn't focus on it, does have some quite tense action scenes, that leave the viewer biting his nails in anxiety for the final result of it. Its short running time is used so perfectly, that the story's pace makes us feel that we're witnessing a countdown to a potentially disastrous event, which fills us up with anxiety for those troops to be rescued as soon as possible, which was something really similar to what happened with the plot of Sam Mendes's “1917”, regarding the mission that must be accomplished by the two main characters. In a nutshell, the screenplay for “Dunkirk” is short, tense and engaging, making a clever use of the non-linear narrative to insert the viewer into the melancholic atmosphere of World War II.)



Como disse antes, nenhum dos personagens é bem desenvolvido o suficiente para chamarmos de um desenvolvimento profundo, mas todos os atores conseguem transmitir todas as emoções que passariam por uma pessoa que estivesse na mesma situação do que os seus personagens. Temos boas atuações pelo elenco composto pelo Fionn Whitehead, Tom Glynn-Carney, Harry Styles e Aneurin Barnard nesse sentido. Conseguimos ver um pouquinho mais de nuance através do elenco “veterano” do filme, entre eles Jack Lowden, James D'Arcy, Kenneth Branagh, Mark Rylance, Tom Hardy e Cillian Murphy, esse último sendo o ator que melhor conseguiu transmitir o medo e as consequências emocionais sofridas por alguém que passou por muita coisa em menos de um ano. Outro destaque fica com o Barry Keoghan, que, mesmo interpretando um papel menor aqui, consegue mostrar o porquê dele ter entrado nesse mercado, algo que só iria se fortalecer com sua performance sensacional no bizarro “O Sacrifício do Cervo Sagrado”, lançado no mesmo ano.

(As previously mentioned, none of the characters is well-developed enough for us to call it a deeper character development, but every actor manages to transmit every type of emotion that would go through someone in the same situation as their characters. We have good performances by the cast composed by Fionn Whitehead, Tom Glynn-Carney, Harry Styles and Aneurin Barnard in that sense. We manage to see a little bit more of nuance through the film's “veteran” cast, among them Jack Lowden, James D'Arcy, Kenneth Branagh, Mark Rylance, Tom Hardy and Cillian Murphy, the latter being the actor that had the better emotional control in conveying the fear and emotional consequences suffered by someone that has gone through a lot of stuff in less than a year. Another highlight stays with Barry Keoghan, who, even though portraying a smaller role here, manages to show why he entered showbiz, something that would only gain more strength with his sensational performance in the bizarre “The Killing of a Sacred Deer”, which was released in the same year.)



Se teve uma coisa que foi o destaque da campanha de marketing de “Dunkirk”, foram os aspectos técnicos. E esse filme, junto com “A Origem” e “Interestelar”, foram os filmes de Christopher Nolan que fizeram um melhor proveito de tais aspectos. Toda parte técnica em “Dunkirk” ajuda bastante na imersão do espectador na trama e nas situações enfrentadas pelos personagens. A direção de fotografia do Hoyte van Hoytema faz um uso primoroso das câmeras IMAX, que, pelo fato de filmarem cenas em tela cheia, dão ao espectador um senso maior ainda de imersão. Se o Roger Deakins não tivesse ganho o Oscar pelo trabalho espetacular em “Blade Runner 2049” (o que eu acho praticamente impossível), acho que a direção de fotografia de Hoytema seria o próximo candidato ao prêmio. A direção de arte, juntamente com as equipes de edição e mixagem de som, conseguem tornar cada momento em algo tenso, com o espectador simplesmente não sabendo quando algo vai acontecer, o que nos gruda nos nossos assentos e mantém nossos olhos fixados na tela, tornando os Oscars ganhos por Edição e Mixagem de Som 100% merecidos. A montagem do Lee Smith, mais uma vez, consegue transitar entre os diferentes pontos de vista retratados com primor. Mais um Oscar merecidíssimo. Adorei o uso de efeitos visuais nesse filme, que suponho que sejam, em sua grande maioria, efeitos práticos, o que aumenta o realismo e o teor verdadeiro da obra. E por último, mas com certeza, não menos importante, temos a trilha sonora do Hans Zimmer que, mais uma vez, é simplesmente perfeita. Ela consegue ditar o tom de cada cena, e construir a atmosfera a partir de sons inusitados, como o tique-taque de um relógio, reforçando cada vez mais aquela contagem regressiva anteriormente mencionada que o roteiro impõe.

(If there was one thing that was highlighted in the marketing campaign of “Dunkirk”, that thing was its technical aspects. And this film, along with “Inception” and “Interstellar”, were the Christopher Nolan films that used those aspects to the max. Every technicas part in “Dunkirk” helps a lot in inserting the viewer into the plot and into the situations faced by its characters. Hoyte van Hoytema's cinematography makes a stunning use of IMAX cameras, which, as they film fullscreen scenes, give the viewer an ever bigger sense of immersion. If Roger Deakins hadn't won the Oscar for his spectacular work in “Blade Runner 2049” (which I think was practically impossible), I think Hoytema's cinematography would be the next contender to it. The art direction, in partnership with the sound editing and mixing departments, manage to turn every moment into a tense one, with the viewer simply not knowing what will happen next, which glues us to our seats and keeps our eyes focused on the screen, making its Oscar wins for Best Sound Editing and Sound Mixing 100% deserving. Lee Smith's editing, once again, manages to transition between the film's different points of view perfectly. One more deserving Oscar win. I loved the use of special effects in it, which I suppose were, in their great majority, practical ones, which augment the realism and the accuracy of the film. And at last, but definitely not least, we have Hans Zimmer's score, which, once again, is simply perfect. It manages to dictate the tone for every scene, and build the atmosphere from unexpected sounds, like the ticking of a clock, reinforcing more and more the screenplay's sense of the viewer witnessing a countdown mentioned earlier.)



Resumindo, “Dunkirk” é mais uma prova de que Christopher Nolan é um dos cineastas mais talentosos dos tempos atuais. Fazendo uso de um roteiro conciso, atuações dedicadas de seu elenco, e aspectos técnicos aproveitados ao máximo, Nolan consegue inserir o espectador na atmosfera melancólica da Segunda Guerra Mundial com primor.

Nota: 10 de 10!!

É isso, pessoal! Espero que tenham gostado desse especial (e que venha “Tenet”!)!! Até a próxima,

João Pedro

(In a nutshell, “Dunkirk” is yet another proof that Christopher Nolan is one of the most talented filmmakers in recent times. Making use of a concise script, committed performances by its cast, and exceptionally used technical aspects, Nolan successfully manages to insert the viewer into the melancholic atmosphere of World War II.

I give it a 10 out of 10!!

That's it, guys! I hope you liked this special post (now, Warner can bring in “Tenet”!)!! See you next time,

João Pedro)




Um comentário: